quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lixo eletrônico da USP agora poder ter um destino sustentável

Lixo eletrônico da USP agora poder ter um destino sustentável

Implantação do CEDIR cria soluções para projetos sociais e deve fomentar o desenvolvimento de indústria nacional de reciclagem

A Universidade de São Paulo já pode contar com o CEDIR - Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática, que implementa as práticas de reuso e descarte sustentável de lixo eletrônico, incluindo bens de informática e telecomunicações que ficam obsoletos. A sua inauguração aconteceu em dezembro de 2009. Trata-se de um projeto pioneiro de tratamento de lixo eletrônico em órgão público e em instituição de ensino superior.

O CEDIR está instalado em um galpão de 400 m2 com acesso para carga e descarga de resíduos, área com depósito para categorização, triagem e destinação de 500 a 1000 equipamentos por mês.
Como resultado da sua operação, garante-se que os resíduos de informática da USP passem por processos que impeçam o seu descarte na natureza e possibilitem o seu reaproveitamento na cadeia produtiva. Os equipamentos e peças que ainda estiverem em condições de uso serão avaliados e enviados para projetos sociais, atendendo, assim, a população carente no acesso à informação e educação. No final de sua vida útil, tais equipamentos deverão ser devolvidos pelos projetos sociais à USP, para que possamos lhes dar uma destinação sustentável, via CEDIR.

Este projeto está alinhado com as diretrizes de sustentabilidade definidas pela ONU, satisfazendo requisitos ambientais, sociais e econômicos.
Numa primeira etapa, atenderá apenas as escolas, faculdades e institutos dos diversos campi da Universidade de São Paulo.

Etapas de operação do CEDIR

Primeira Etapa – Coleta e Triagem: O processo tem início com a recepção de peças e equipamentos de informática. O primeiro objetivo é avaliar a possibilidade de reaproveitamento. Em caso positivo, ele é encaminhado para projetos sociais na forma de empréstimo. A forma de empréstimo foi adotada para garantir que este bem de informática retorne ao CEDIR e tenha um destino sustentável, ao final da sua vida útil. Os equipamentos, que não puderem ser reaproveitados por projetos sociais, serão encaminhados para a etapa de categorização.

Segunda Etapa – Categorização: Nesta etapa, tais equipamentos são pesados, desmontados e separados por tipo de material (plásticos, metais, placas eletrônicas, cabos, etc). Os materiais do mesmo tipo são descaracterizados e compactados. A compactação é realizada devido à necessidade de reduzir o volume e, consequentemente, reduzir o seu custo de transporte.

Terceira Etapa – Reciclagem: Por último, os materiais categorizados são armazenados até o recolhimento por empresas de reciclagem, devidamente credenciadas pela USP e especializadas em materiais específicos, como plástico, metais ou vidro.

Como encaminhar o lixo eletrônico?

Os interessados devem agendar a entrega do seu lixo eletrônico por meio do nosso Help Desk, pelos telefones 3091-6454, 3091-6455, 3091-6456 - horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 ou pelo e-mail consulta@usp.br.

Para maiores informações sobre o CEDIR e dúvidas a respeito do projeto de sustentabilidade envie e-mail para cedir.cce@usp.br.

Na Cidade Tiradentes tem a SOASE - Ong beneficente, que está recebendo este material descartado pela população da zona leste. colabore você também.
Avenida dos Texteis, 1361 - 2282 0197

__._,_.___

Um comentário:

  1. quero trabalhar com lixo eletronico me ajudem porfavorsou de joao pessoa pb me dehem uma chace aqui tem muito vale apena email ok

    ResponderExcluir