quinta-feira, 30 de abril de 2009

Expresso Tiradentes terá trecho de metrô leve VLT

O corredor de ônibus Expresso Tiradentes, na capital paulista, terá um trecho de 22,3 quilômetros de metrô leve, anunciaram hoje o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB). O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um trem com vagões menores que tem pneus mas anda sobre trilhos e substituirá o corredor de ônibus projetado para ir de Vila Prudente até Cidade Tiradentes, na zona leste.
Segundo o governador José Serra, a expectativa é concluir o trecho de Vila Prudente até São Mateus até 2010 e, de São Mateus a Cidade Tiradentes, até 2012. Kassab disse que o convênio entre a administração municipal e estadual será assinado no início de maio, "com uma grande festa" em Cidade Tiradentes. "Vamos mostrar para a zona leste que eles continuam sendo nossa prioridade", disse o prefeito.
O sistema terá 59 trens, 22 estações e capacidade para transportar 450 mil passageiros por dia. A estimativa da Prefeitura é de que o tempo de viagem entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes caia de 1 hora e 50 minutos para 40 minutos.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/28/expresso%20tiradentes%
20em%20sp%20tera%20trecho
%20de%20metro%20leve%
205823951.html 

Especialistas aprovam 'novo' Expresso Tiradentes de SP

Mas temem pela rentabilidade; no País, VLTs e VLPs não saíram do papel

A opção do sistema de transporte coletivo de trocar ônibus por um modelo mais moderno pode ser importante para a zona leste, embora todos os especialistas ressaltem que é preciso fazer uma análise mais profunda para verificar se o sistema é rentável. "Por princípio, é um meio mais eficiente e atrativo, o que pode fazer muitas pessoas deixarem o carro", diz o diretor executivo da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Marcos Pimentel Bicalho.

Renato Machado - O Estado de S. Paulo

O impacto ambiental da obra?, Por onde passarão esses trilhos?, Será como os ônibus elétricos?

Precisamos de mais informações; Mas o fato de não ser ônibus comum que são os principais poluidores da cidade já é muito interessante.A Cidade Tiradentes está precisando dos créditos de carbono para resolver parte de seus problemas com o grande volume de lixo gerado e esse transporte lá em 2012 não poderia mesmo ser poluente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário