quarta-feira, 30 de março de 2011

Licitação para usina de lixo em Ferraz é suspensa

Jornal Mogi News

Natália Ramos
De Ferraz http://migre.me/45q0G
Pela segunda vez, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos suspendeu a concorrência pública para a implantação da usina de separação e incineração de resíduos domiciliares. Segundo o secretário de Governo, Miguel Calderaro, o último edital, publicado no Diário Oficial no dia 5 de janeiro deste ano, estava tecnicamente incompleto e teve de ser refeito. O motivo foi o mesmo da primeira vez. Em 15 dias, o secretário garantiu que novo edital será publicado.

Mesmo que a administração publique um novo edital com os ajustes técnicos pendentes, Calderaro adianta que novas suspensões da concorrência podem voltar a ocorrer, uma vez que o projeto é pioneiro e não existem outros modelos para serem usados como base. "As empresas tiveram algumas dúvidas e fizemos novos estudos para sanar os questionamentos. Não podemos garantir que tudo foi resolvido, pois o projeto é muito complexo", admite.

O prefeito licenciado de Ferraz, Jorge Abissamra (PSB) abriu a licitação para a instalação de usinas de separação e incineração de resíduos domiciliares na primeira semana de dezembro. Segundo estudos da Prefeitura, a usina vai separar e queimar o lixo, o que resultará na produção de energia e redução de até 80% da quantidade de resíduos que hoje vão para aterros sanitários considerados convencionais. O investimento, que ficará por conta da iniciativa privada, poderá alcançar R$ 300 milhões.

A área para a usina de separação e incineração de resíduos será em um espaço de 680 mil metros quadrados, na estrada Ibrahim Tannous Abi Chedid, na Vila Romanópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário