quarta-feira, 30 de março de 2011

Comissão de Estudo Especial de Resíduos Sólidos é reativada

Comissão de Estudo Especial de Resíduos Sólidos é reativada
Caieiras: um dos dois destinos dos resíduos sólidos urbanos da RMSPCaieiras: um dos dois destinos dos resíduos sólidos urbanos da RMSP
Página Sustentável,17/03/2011
As Normas Brasileiras de Resíduos Sólidos já tem mais de cinco anos e precisam de uma revisão. Nesse sentido, a ABNT está reativando a Comissão de Estudo Especial de Resíduos Sólidos para revisá-la.
Outro aspecto relevante da iniciativa é alinhar o seu escopo das normas com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Serão revisadas as seguintes normas:  ABNT NBR 10004:2004 - Resíduos sólidos - Classificação; ABNT NBR 10005:2004 - Procedimento para obtenção de extrato lixiviado de resíduos sólido; ABNT NBR 10006:2004 - Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos; ABNT NBR 10007:2004 - Amostragem de resíduos sólidos, bem como outras de interesse da Comissão.
A inscrição é aberta e quem tiver interesse pode entrar em contato com o analista responsável Mozart Silva Filho pelo e-mail mozart.filho@abnt.org.br ou pelo telefone (21) 3974-2326Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O Analista ressalta que, diante do interesse gerado pela lei, a procura está bem grande - o que se por um lado é bom, por outro, cria a necessidade de se pensar procedimentos para que a revisão não ultrapasse o prazo estipulado pela ABNT que é de um ano e meio. Ainda mais porque as decisões precisam ser por consenso. O procedimento habitual da revisão é a divisão da comissão em três grupos técnicos: geradores, coleta e disposição e neutros como governos e ONGs. O analista também ressalta que depois da revisão feita pela Comissão, o novo projeto é colocado em consulta pública pela internet, onde interessados também podem participar.
http://www.paginasustentavel.com.br/gestao-ambiental/88-comissao-de-estudo-especial-de-residuos-solidos-e-reativada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário