sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reciclagem de chapa de Raio X

Reciclagem: Sua chapa de raio-X pode se transformar em…


Você precisou fazer um raio-X, o médico já avaliou o exame, mas a chapa continua perdida pela sua casa. Coleção de chapas ninguém quer fazer, certo? Pensando nisso, o Hospital das Clínicas, em São Paulo, encontrou uma saída para aquelas chapas que já perderam a utilidade: a reciclagem!
Muitas pessoas não sabem o que fazer e acabam jogando os exames no lixo comum. Mas você sabia que elas podem prejudicar o meio-ambiente?
As chapas são compostas de acetato, plástico que leva mais de cem anos para se decompor, e prata, um metal pesado. Ambos podem contaminar solos e rios, caso os exames sejam descartados no lixo comum.
Transformação
A prata extraída das chapas é reutilizada na fabricação de jóias. Já o plástico vira embalagens de presente!
Entenda como funciona o processo: O material recolhido no HC é todo doado ao Fundo de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), que recebe em média, por mês, mil toneladas de exames. O número já chegou a 5.000 por mês.
Na sequência, a Fussesp repassa para a empresa DPC Brasil, que compra 20 mil kg de chapas por mês, ao custo de R$ 3 o quilo. Quarenta funcionárias separam e lavam os exames em uma solução com água e soda cáustica.
Desde a implantação, em junho deste ano, o posto do hospital já recebeu 1.500 kg de radiografias. No entanto, a quantidade cai à medida que as máquinas analógicas de raio-X são substituídas por digitais, que não exigem a impressão dos exames.
Nada de sair jogando seus exames no lixo!
O descarte, porém, só deve acontecer após autorização do médico. Isso porque alguns exames são usados como referencial comparativo e precisam ser guardados por alguns anos.
O ponto de coleta de radiografias no Hospital das Clínicas funciona no prédio dos ambulatórios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário