sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ecopontos recebem mais material após o aumento da multa para descarte irregular


         A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realizou o primeiro levantamento de volume de materiais recebidos nos ecopontos da Capital desde que o prefeito de São Paulo sancionou o novo valor da multa para o descarte irregular de entulho na Cidade, fixado em R$ 12 mil. O resultado aponta que nos três primeiros meses de vigência da nova legislação os ecopontos da Cidade receberam 92,8% de tudo o que foi recolhido nos sete meses anteriores à lei. Antes da nova legislação, os ecopontos recebiam, em média, 2,4 mil toneladas de materiais por mês. Com a definição de multa mais elevada, o volume foi ampliado para 5,2 mil toneladas de entulho e outros objetos sem utilidade. O resultado indica aumento de 54% na entrega de materiais inservíveis na Cidade.
         Com a legislação mais rigorosa, a administração ganhou mais uma arma para combater o descarte irregular e as enchentes. Além da multa, a nova lei prevê também a apreensão do veículo utilizado para transportar o material. As 31 subprefeituras mantêm um plano de fiscalização permanente contra entulho que envolve a realização de blitze nos pontos viciados de descarte irregular e, periodicamente, realizam operações 24h em toda a Cidade para flagrar as irregularidades.
         Desde maio, os 31 subprefeitos estão investigando o entulho descartado irregularmente para punir não apenas o executor do descarte, mas as empresas geradoras do material. Além do reforço na fiscalização para cerco ao descarte irregular, as subprefeituras realizam constantemente as operações cata-bagulho, que têm como objetivo recolher os grandes objetos sem utilidade que são descartados pela população, em dias e horários determinados.
         A Prefeitura possui 38 ecopontos espalhados pela Capital. Cada munícipe pode deixar, diariamente, até um metro cúbico de entulho (corresponde a uma caixa d'água de mil litros), além de grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc.) e resíduos recicláveis.


SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
www.prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário