O curso realizado pela Ong SOASE, tem como meta a formação de Agentes Ambientais para administração da cooperativa local "Cooperatiradentes",.
O projeto foi selecionado pela SVMA - SP, através do edital FEMA 7, para receber recursos de custeio do Fundo Municipal para Meio Ambiente.
Além do apoio de infra-estrutura da subprefeitura da Cidade Tiradentes, o projeto conta também com a parceria da Tetra pak, Sabesp, SEBRAE, Limpurb e PROAURP - SP no enriquecimento do conteúdo programático da capacitação.
Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o subprefeito Paulo Regis. que discorreu sobre a importância tanto do trabalho de "formiguinha" dos catadores para preservação do Meio ambiente global, como para o desenvolvimento socioambiental local e parabenizou a todos pelo esforço individual de se qualificarem na busca da melhoria para sua qualidade de vida.
O projeto tem duração de nove meses com término previsto para maio de 2011 e beneficia 30 participantes com bolsa-auxílio de R$ 85,00 mensais.
Leia mais em:




O projeto liderado por eles, intitulado Segurança, Renda e Coleta de Lixo Eletrônico, foi um dos 113 contemplados pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania 2010, entre 5.183 propostas inscritas.
O projeto vai capacitar catadores de materiais recicláveis que trabalham em locais apropriados, fazem parte de alguma cooperativa ou de algum grupo organizado.
O próximo passo do projeto é definir, juntamente com os professores do LASSU/Cedir, qual será o programa de aula e a metodologia de ensino. A professora Tereza Cristina lembra que a maioria dos catadores tem baixa escolaridade. “Essa condição vai exigir o uso de recursos alternativos, como imagens, para explicar conceitos básicos de eletrônica”.