terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Hotéis reciclam sabonete para doá-lo a países pobres


Hotéis reciclam sabonete para doá-lo a países pobres
A cadeia hoteleira multinacional Hilton Worldwide vai contribuir para a reciclagem de sabonetes com o objetivo de apoiar as populações vulneráveis de países em desenvolvimento,ameaçadas pelas doenças graves que se propagam por culpa da falta de higiene e saneamento básico.
Este apoio será conseguido graças a uma parceria com a Global Soap Project (GSP), uma organização sem fins lucrativos que procede à recuperação e reciclagem dos sabonetes de hotéis, que assim podem ganhar uma nova utilidade em vez de serem descartados. A reciclagem consiste em três passos: primeiro separar e esterilizar, depois reprocessar e, finalmente, voltar a moldar o sabão, transformando-o em novas barras.
Lavar as mãos com sabonete é uma das formas simples, eficazes e baratas de prevenir problemas como diarreias e pneumonia que, juntas, são responsáveis por mais de três milhões e quinhentas mil mortes de crianças todos os anos.

A falta de sabão surge muitas vezes como uma barreira para a lavagem de mãos em escolas, clínicas de saúde comunitárias e campos de refugiados em países em desenvolvimento. É para atenuar esta situação que os parceiros pretendem trabalhar.
Assim, os hotéis Hilton vão recolher milhões de barras de sabão parcialmente usadas que acabam no lixo todos os dias e doá-las à organização. No primeiro ano, avança a AFP, espera-se que este contributo resulte numa doação de mais de um milhão de novos sabonetes a diferentes nações.
Christopher Corpuel, vice-presidente de sustentabilidade da Hilton Worldwide, congratulou-se com o estabelecimento do acordo. "Temos orgulho de investir na Global Soap Project e estamos entusiasmados para alavancar o nosso conhecimento e apoiar esta organização,resolvendo ao mesmo tempo necessidades sociais essenciais", afirmou.
Além do papel importante que vai desempenhar na reciclagem, a cadeia hoteleira vai também investir mais de um milhão de dólares nos próximos três anos e disponibilizar apoio em termos de conhecimentos operacionais com vista à expansão das capacidades de processamento da Global Soap Project. A Hilton Worldwide vai ainda tornar-se membro do Conselho Diretivo da GSP para participar no desenvolvimento da estratégia da organização e do seu crescimento.
A Global Soap Project, sediada em Atlanta, nos Estados Unidos, já distribuiu sabão reciclado em 20 países, espalhados pelos quatro continentes, entre os quais Afeganistão, Bangladesh, República Dominicana, Haiti ou Quénia.
Clique AQUI para consultar o site da organização.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário