sexta-feira, 25 de junho de 2010

Suzano inaugura Central de Triagem de Resíduos Sólidos – Jardim Cacique

O prefeito Marcelo Candido inaugurou nesta segunda-feira (31/5) a Central de Triagem de Resíduos Sólidos – Jardim Cacique, uma das metas do Plano Municipal de Saneamento Ambiental para viabilizar a redução dos diversos impactos ambientais associados à disposição final dos resíduos. Além de ampliar a coleta seletiva, o equipamento dará mais dignidade aos catadores de materiais recicláveis, com melhores condições de salubridade e segurança no trabalho, além de oportunidade de geração de renda.A inauguração abriu a 6ª Semana do Meio Ambiente, que termina em 8 de junho (veja abaixo a programação completa).“Damos um salto de qualidade na política de meio ambiente em Suzano. Todo um esforço para separação do lixo em casa pode ser inútil se não houver um local adequado para destinação. Com a central, criamos um lugar onde as pessoas podem trazer os resíduos”, disse Candido durante a cerimônia de inauguração, que reuniu autoridades do município e representantes do movimento organizado de catadores.

Para a construção da unidade, foram investidos R$ 834 mil. A maior parte dos recursos (R$ 667 mil) veio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), obtido por meio do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceira (SCBH-ATC).A central tem 380 metros quadrados (instalada numa área total de 2.000 metros quadrados) e foi equipada com gaiola para armazenamento, esteira de 20 metros para triagem, duas prensas, uma balança e duas empilhadeiras.

“O local tem equipamentos para operação adequada, superando a precariedade que existia até então (na cooperativa de catadores)”, destacou o prefeito.“A Central de Triagem é uma medida efetiva do Plano de Saneamento Ambiental e do Protocolo do Tietê, e um resgate social para os catadores, com quem trabalharemos de forma integrada”, resume a secretária municipal de Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira.O secretário de Infraestrutura e Obras, Cláudio Scalli, lembrou que a central segue o mesmo padrão de obra do Centro Cultural Monteiro Lobato, no Jardim Colorado, equipamento público “vizinho”. “Ninguém consegue andar dez minutos em Suzano sem encontrar uma obra da atual administração”, disse ele, citando também a proximidade do túnel que liga o Jardim Maitê ao Jardim Luela.No local, também foi construída uma praça, com objetivo de criar espaços de estar e lazer para a população e também para incentivá-la a participar das discussões voltadas às questões ambientais, no que se refere ao lixo.

A central conta ainda com espaço destinado à educação ambiental e uma sala para venda de materiais em bom estado.Por meio de oficinas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou uma parceria com a Escola Estadual Profª Alice Romanos, também no Jardim Cacique, para formação de parceiros da Prefeitura na sensibilização da comunidade para separação de materiais recicláveis que serão destinados à Central de Triagem.O município também busca colaboradores entre as indústrias da cidade para garantir a sustentabilidade do projeto e também o fornecimento de materiais recicláveis em estado limpo. A primeira a firmar parceria é a Kimberly Clark, que doará um percentual do refugo das fraldas fabricadas na unidade de Suzano. A empresa foi representada pelo relações públicas Jefferson Corrêa.

José Cândido - Deputado Estadual


Mais informações http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=5053

Nenhum comentário:

Postar um comentário