quinta-feira, 17 de junho de 2010

Artesanato com sacos de cimento na SOASE



Sacos de cimento sempre são uma dor de cabeça na etapa de conclusão de obras da construção civil. É um material resistente, ocupa muito espaço e, no final, acaba sendo descartado na natureza. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), 73% do produto fabricado no país em 2008 foram ensacados, gerando 747 milhões de sacos, que, provavelmente, foram parar no meio ambiente.
Até pouco tempo atrás, não se conhecia experiências de reciclagem ou de reaproveitamento dos sacos de cimento no Brasil. No Distrito Federal, desde o ano passado, surgiram duas iniciativas inéditas, que demonstram a viabilidade econômica e social dos resistentes papéis kraft no artesanato e na construção civil.
Cinco artesãs da Cooperativa de Trabalho e Produção das Pessoas Unidas de São Sebastião (Cooperunião) , região administrativa do DF, estão produzindo belas flores para decoração a partir dos sacos de cimento. A idéia de desenvolver a peça partiu de Maria de Freitas, coordenadora do grupo. Os artesãos adequaram a técnica de fazer flores com filtros de café usados ao papel Kraft dos sacos de cimento, revela Ivonete Maria Escórcio Araújo, uma das integrantes do grupo.
“Somos cinco Marias nessa produção de flores. É prazeroso saber que estamos contribuindo para o bem-estar da natureza”, diz Ivonete. Atualmente essas peças são o carro-chefe da cooperativa, segundo ela. “Esse material é muito resistente, parece couro”, acrescenta. O processo de produção envolve cinco etapas: coleta nas obras de construção, lavagem dos sacos de cimento, tingimento, corte das pétalas e folhas e montagem das flores. Ao final, as peças são impermeabilizadas.
Ivonete conta orgulhosa que o estilista Ronaldo Fraga encomendou muitas flores vermelhas e sem tingimento para decorar desfile de sua grife, realizado este ano em Belo Horizonte. As flores foram tema de várias reportagens por causa do desfile, relata a artesã. “Foi uma ótima divulgação do nosso trabalho”.
As flores de saco de cimento estão sendo encomendadas e vendidas principalmente para lojistas de Brasília. O grupo da cooperativa também está fazendo caixas, capas de blocos e cadernetas com o papel kraft da embalagem do pó de cimento. Outros produtos estão sendo comercializados no mercado, feitos do mesmo material, tais como bolsas e carteiras. “Mas creio que só nós estamos produzindo flores”, ressalta Ivonete.

Na SOASE da Cidade Tiradentes o Conselheiro do CADES Cidade Tiradentes Milton Roberto registrou o artesanato que está sendo feito com sacos de cimento por Dona Diva e agora só falta parcerias para que a ONG expanda o projeto para a comunidade.
Quem sabe a Votorantin...

Nenhum comentário:

Postar um comentário