terça-feira, 6 de abril de 2010

Avanços na coleta seletiva

O programa de Coleta Seletiva de São Paulo teve grandes avanços nos últimos anos. Só para se ter uma idéia, em 2003 foram recolhidas 5.279 toneladas de material reciclável, já em 2008 foram 40.919 mil toneladas. Um número oito vezes maior.
Entre 2007 e 2008 houve um aumento de 25% no volume coletado. E, se compararmos o primeiro semestre de 2008, que foram recolhidas 18.845 toneladas, com o mesmo período deste ano, que foi de aproximadamente 22 mil toneladas, podemos notar um aumento de cerca de 15%. Isto prova que a população está mais participativa e consciente com a preservação do meio ambiente. Considerando que 20% de todo material domiciliar é passível de ser reciclado, hoje a coleta seletiva representa 7%.
O aumento também se deve à inclusão da cooperativa de catadores Viralata. Em maio deste ano, a Secretaria de Serviços firmou convênio com o grupo, fornecendo infraestrutura, incluindo locação de galpão, para os 35 cooperados trabalharem.
Hoje, contando com as 17 Centrais de Triagem, o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da cidade de São Paulo está gerando renda para 1.026 famílias e inclusão social.
É importante saber que toda a estrutura para colocar em prática a coleta de material reciclável é custeada pela Prefeitura. Todo resíduo coletado é encaminhado para as Cooperativas, que realizam a triagem, prensagem e comercialização. Os recursos obtidos na venda dos materiais são divididos entre os cooperados
Agenda 2012
Sabendo que o Programa de Coleta Seletiva precisa crescer ainda mais, a Prefeitura praticamente dobrou o orçamento de 2009. Em 2008, foram destinados cerca de R$ 6 milhões e, neste ano, R$ 11,8 milhões.
Além disso, estão previstas na Agenda 2012: implantação de mais 9 Centrais de Triagem, duas oficinas de capacitação e instalação de mil Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).
fonte:Portal da prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário