sábado, 7 de novembro de 2009

Oficina: O Novo Papel dos Resíduos

ESC Itaquera, convida
PROGRAMA NATUREZA PEDAGÓGICA | NOVEMBRO, 2009



Dirigido a educadores e estudantes do ensino médio e superior de todas as áreas, lideranças comunitárias e público interessado na temática socioambiental.

Oficina: O Novo Papel dos Resíduos
Dias: 12 e 13 de novembro de 2009. Quinta e sexta-feira, das 13h00 às 17h00
Carga horária: 08 horas | Com Certificação | Vagas: 25
Local: Sala dos Benfeitores. Informações e Inscrições 2523-9326/9305.

Temas das palestras: Abordagem das questões relacionadas aos resíduos: geração, descarte, seus vários tipos, resíduos orgânicos e possibilidades de aproveitamento; consumo responsável e consciente; o papel da propaganda na criação artificial de necessidades; conceito de pegada ecológica e caminhos para a sustentabilidade.

Oficinas: Práticas Ambientais: Lixo Ecológico: isto é possível? Como lidar com os resíduos, no nosso dia a dia, de forma sustentável.

Programação: 12/11/2009
Palestra com apresentação de informações e conceitos, por meio de slides, vídeos (Baraka, Propaganda: a Alma do Negócio e outros) e dinâmicas (Viagem Interplanetária, Pegada Ecológica). Conceitos a serem trabalhados: Panorama histórico sobre os resíduos, relação com consumo, desperdício e propaganda; Os problemas relacionados ao descarte, coleta e disposição; Os resíduos e os vários tipos de materiais; A capacidade de suporte do planeta Terra: pegada ecológica; O caminho para a sustentabilidade.

Programação: 13/11/2009
Palestra sobre os resíduos e os materiais. Retomada das informações e conceitos sobre cada tipo de material, os princípios da minimização, com slides e dinâmica; Os materiais e suas histórias. Oficina: Práticas Ambientais: Lixo Ecológico: isto é possível? Reconhecimento prático dos resíduos gerados no cotidiano diário; Discussão em grupos sobre as possibilidades de como lidar com cada tipo de “lixo”: redução, reutilização, coleta seletiva, reciclagem, compostagem, etc. Montagem coletiva de um “álbum – passo a passo” sobre o que fazer com o “lixo”, como prática ambiental cotidiana. Visita ao minhocário, composteira e horta do SESC Itaquera.




Coordenação: Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente, com experiência no desenvolvimento de programas e projetos de coleta seletiva em comunidades, escolas e empresas.



SESC ITAQUERA: Av. Fernando do Espírito Santos Alves de Mattos, 1000. Itaquera. Inscrições: 11-2523-9309 ou 9326, de terça a domingo, das 09h às 17h ou pessoalmente no Balcão de Informações da Central de Atendimento na Sede Social do Sesc Itaquera. Estacionamento: R$3,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário