segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Guaianases ganha segundo ecoponto para receber descarte de resíduos







Com novo ecoponto, já são 77 unidades em funcionamento em toda a cidade. Cada cidadão pode depositar gratuitamente 1 m³ por dia de resíduos como entulhos de obras, evitando descarte em pontos viciados

Os moradores de Guaianases, na zona leste, ganharão na manhã desta quinta-feira (4) o segundo ecoponto na região. Localizado na rua Passagem Funda, o Guaiaponto soma-se à unidade Jardim São Paulo, inaugurada em 2010, e tem como objetivo incentivar o descarte correto de resíduos e evitar o depósito em locais irregulares, os pontos viciados.

Com a inauguração, a cidade conta com 77 ecopontos em operação. Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos. O munícipe pode depositar gratuitamente até 1 m³ de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho.

No equipamento, o cidadão pode descartar resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, além de entulhos em geral. Também é possível depositar grandes objetos como móveis, poda de árvores e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Não são permitidos resíduos orgânicos, materiais industriais como graxa e tinta, por exemplo, além de telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Os ecopontos, além de aumentarem os espaços regulares para o descarte, também facilitam a reciclagem desses materiais.

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 84 ecopontos na cidadehttp://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/meta/91/. Desde o início da gestão, foram implantados 20 ecopontos em todas as regiões. As novas unidades inauguradas desde 2013 aumentaram em 21% o volume de resíduos coletados de forma correta. No ano passado a rede colheu 485,3 mil m³ de resíduos, enquanto entre janeiro e dezembro de 2012 foram 399 mil m³. Em 2011, a rede de Ecopontos recebeu 223,8 mil m³ ou 54% menos que em 2013.

Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Veja a lista aqui. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626]


Outras medidas
A criação de novos ecopontos se soma a outras ações da Prefeitura de São Paulo para dar a destinação correta aos resíduos sólidos. Somente neste ano, foram inauguradas duas centrais de triagem automatizadas (http://capital.sp.gov.br/portal/noticia/3477#ad-image-0), uma em Santo Amaro, na zona sul, e outra no Bom Retiro, no centro. Com as duas centrais, a capacidade de reciclagem triplicou e chega a 7% dos resíduos gerados na cidade. Outras duas novas centrais serão construídas até o final da gestão e a coleta seletiva será ampliada ainda em 2014 para oito distritos.

Serviço:
Inauguração do ecoponto Guaiaponto
Data: Quinta-feira, 4/09/2014
Horário: 11h
Local: Rua da Passagem Funda, 250 - Guaianases

Nenhum comentário:

Postar um comentário