quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Reciclando e ganhando

Reciclando e ganhando

De acordo com dados do Ministério do Meio-Ambiente, cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo por dia, em média. O problema de tal “produção” não reside no fato em si, mas na forma de descarte. Para se ter ideia, mais de 50% das 188,8 toneladas de resíduos sólidos coletadas diariamente no Brasil contam com destino absolutamente inadequado: vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui.

Ainda no ano de 2013, apenas uma restrita parcela dos municípios brasileiros conta com aterros sanitários controlados (com plena separação do lixo). De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em sua Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, pouco menos de 28% das cidades tem aterros, e deste total apenas um quarto conta com os aterros sanitários do tipo controlado.

Diante desse cenário, um plano nacional que regulamentaria, de maneira abrangente, o descarte dos resíduos sólidos fez-se imperativo. Foi então que nasceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Aprovada em agosto de 2010, a PNRS regulamenta a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais. Segundo Elisabeth Grimberg, coordenadora-executiva do Instituto Polis, “a lei é de extrema importância e relevância para o país”. Ela complementa: “As novas diretrizes reduzem gastos públicos municipais e ampliam a capacidade de investimentos das prefeituras em sistemas de reaproveitamento, assim como compartilhamento de aterros sanitários entre municípios de uma mesma região”.

Na prática, a lei estabelece metas importantes para o setor, como o fechamento dos lixões até 2014 – a parte dos resíduos que não puder ir para a reciclagem, os chamados rejeitos, só poderá ser destinada para os aterros sanitários – e a elaboração de planos municipais de resíduos.

O dado preocupante é que, até então, apenas 10% dos municípios brasileiros se mobilizaram e aderiram ao Plano. “Talvez o Ministério Público devesse entrar e pressionar, e as Prefeituras devem se comprometer”, arremata Grimberg, que chegou a participar das audiências que definiram o texto da Política.
Fonte: http://www.ticketegestao.com.br/portal/ticketgestao/gestao-e-carreira/sustentabilidade/meio-ambiente/reciclando-e-ganhando.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário