quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Responsabilidade Ambiental é tema de palestra para catadores de material reciclável

Cerca de 30 alunos, catadores de material reciclável, que participam do projeto "Curso Básico Ecologia - Catadores", assistiram a palestra "Responsabilidade Ambiental", proferida pelo representante da TETRAPAK, Edy Merendino (foto).
Durante o evento, que aconteceu no dia 09 de novembro, no auditório da Subprefeitura, Edy Merendino (foto) chamou atenção ao tema, ao enfatizar que Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresariais voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade”, diz ele.

Além disso, o palestrante falou sobre o ciclo de vida das embalagens Tetra Pak, desde suas matérias primas até sua reciclagem. Segundo ele, a reciclagem das embalagens da TetraPak começa nas indústrias de papel, em um equipamento chamado hidrapulper. Durante a agitação das embalagens, com água e sem produtos químicos, as fibras celulósicas são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Essas fibras são, então, utilizadas na produção de papel reciclado para confecção de caixas e tubos pequenos. As camadas de plástico/alumínio são usadas para fabricar peças plásticas ou placas e telhas utilizadas na construção civil.
Ao finalizar, Edy Merendino frisou sobre a importância do trabalho dos catadores, porque, todo o processo explicado anteriormente, inicia-se, justamente com o recolhimento destas embalagens no lixo.
Na ocasião, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o subprefeito que discorreu sobre a importância tanto do trabalho de "formiguinha" dos catadores para preservação do Meio Ambiente global, como para o desenvolvimento socioambiental local. Com isso, parabenizou a todos pelo esforço individual de se qualificarem na busca da melhoria para sua qualidade de vida.
Tais iniciativas como palestras, encontros e vivências práticas, fazem parte do conteúdo programático do Projeto Básico Ecologia- Catadores, que consiste em capacitar e formar Agentes Multiplicadores de Cultura Ambiental, dirigida nesta quarta edição, aos catadores de material reciclável, com a finalidade de instrumentalizá-los para administração da futura cooperativa local "Coopera Tiradentes”.
Realizado pela Ong SOASE, sob coordenação da técnica de meio ambiente, Regina Chaves, este projeto foi selecionado pela SVMA - SP, para receber recursos de custeio do Fundo Municipal para Meio Ambiente. Além do apoio de infra-estrutura da subprefeitura da Cidade Tiradentes, ele conta também com a parceria da TETRAPAK, Sabesp, SEBRAE, Limpurb e PROAURP – SP - Programa de Agricultura Urbana e Periurbana.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário