A Oficina de bijuterias da Associação Cooperatiradentes do final do ano passado mostrou que a criação de peças com designer exclusivo é realmente a grande novidade, são peças únicas e agradou muito os visitantes da festa junina.
O palco ao lado do terminal foi atração para diversos grupos.
Barracas de artesanato e comidas típicas estiveram lotadas.
Visão geral noturna.
fotos acima de Milton Roberto
Festa Junina esquenta moradores de Cidade Tiradentes
A festança aconteceu na Rua Naylor de Oliveira, em frente ao Terminal Novo de ônibus.
fonte: portal da prefeitura
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros eimigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.